Como participar do Sisu 2017

Como participar do Sisu 2017

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um processo seletivo que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes em cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior.

Quando o candidato faz a inscrição no Sisu, o sistema recupera automaticamente as notas que você tirou no Enem. No final do processo, o Sisu calcula as notas de todos os candidatos a uma mesma vaga (mesma universidade, curso, turno e modalidade de concorrência) e seleciona aqueles que obtiveram maior nota até preencher todas as posições.

Sisu 2016 inscrições.

Sisu 2016 inscrições. Imagem:divulgação

Sisu 2017 – Como participar

Os candidatos que não conseguiram ser aprovados para o Sisu 2016 segundo semestre, podem tentar outra vez no ano que vem. Entretanto, para concorrer às novas vagas do Sisu 2017 é preciso realizar o Enem em 2016 que é a porta de entrada para os programas de educação do Governo Federal.

sisutec

Sisu 2016. Imagem:divulgação

O critério de seleção do Sisu 2017 é a nota do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017. Ele pode consultar a nota inserindo o número e a inscrição do Enem.

No site do programa também permite selecionar a instituição, o curso e a modalidade do turno para filtrar a lista de aprovados.

Acesse e saiba mais informações: PEP – Parcelamento Estudantil da Faculdade. Como Funciona?

Sisu Inscrições

Para fazer a inscrição é necessário acessar o portal oficial do Sisu no link http://sisu.mec.gov.br. As universidades usam o Sisu de forma diferente, algumas reservam algumas vagas exclusivamente para os alunos do Sisu enquanto algumas usam a nota obtida como um bônus para a nota final do candidato.

Inscrição Sisu 2016

Inscrição Sisu 2016. Imagem:divulgação

Para saber das datas e prazos o MEC divulga o edital contendo o cronograma do Sisu 2016 do respectivo ano, ficando o candidato responsável por acompanhar e cumprir com as datas e os prazos estabelecidos.

Sisu 2017

Criado pelo MEC – Ministério da Educação é o sistema totalmente informatizado que seleciona estudantes para ingresso em instituições públicas de ensino superior de todo o país.

SISU

Sisu 2016. Imagem:divulgação

Acesse e saiba mais informações: Pronatec 2017, Expectativas, Vagas, Cursos e Inscrições

Se dois candidatos concorrendo à mesma vaga obtenham a mesma quantidade de pontos no Enem, o Sisu faz o desempate automaticamente, considerando a maior nota alcançada nas provas do Enem, na seguinte ordem:

  • Redação
  • Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias

Hoje praticamente todas as vagas das Universidades, Institutos Federais e Estaduais são distribuídas através do Sisu.

Recomendados para você: