Calendário do Prouni em 2017
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Calendário do Prouni em 2017

A última edição do Prouni em 2016 acabou não faz muito tempo, mas já têm jovens aguardando as seleções do próximo ano. A grande procura pelas vagas oferecidas no programa e a espera das pessoas pelas próximas edições mostra o sucesso do Prouni e o quanto ele já beneficiou através de suas bolsas integrais e parciais.

Pouco se sabe sobre o calendário dele em 2017, mas é possível ter uma noção através das edições anteriores. Está ansioso? Confira abaixo as expectativas para o Prouni em 2017.

Datas do Prouni em 2017

A primeira edição do Prouni começou no final de janeiro, após a divulgação do resultado do Enem. As inscrições duram no máximo uma semana e nesse período é possível verificar as notas de corte. Logo após o término das inscrições é divulgado o resultado da primeira chamada e os selecionados possuem até quatro dias para efetuar a matrícula na universidade escolhida.

Prouni

Prouni. Imagem:Divulgação

Algum tempo depois é liberada a segunda chamada e após os selecionados efetuarem a matrícula, aqueles que não foram convocados já podem manifestar o interesse em participar da lista de espera. Todo o procedimento do Prouni dura um ou dois meses, dependendo dos prazos de prorrogação. Até o final de março os selecionados já iniciam suas aulas.

A segunda edição do Prouni começa ainda em junho e o procedimento é o mesmo. Os candidatos efetuam a inscrição, realizam a matrícula e solicitam participar da lista de espera. Dependendo do ano, o programa pode fazer apenas uma chamada.

Expectativas para o Prouni em 2017

Muitos candidatos que não foram selecionados no programa este ano aguardam ansiosamente a próxima edição para tentarem novamente. O Prouni não impede que quem já tenha participado em anos anteriores tente novamente, desde que não esteja matriculado em nenhum curso de nível superior.

A expectativa também é grande da parte dos jovens que estão encerrando o ensino médio este ano e desejam buscar por uma vaga no ano que vem. Eles estão se preparando e estudando para garantir uma boa nota no ENEM.

Quem pode se Inscrever?

Qualquer um pode se inscrever no PROUNI, desde que tenha concluído o ensino médio e feito a última edição do Enem. Para se inscrever ainda é preciso obter no mínimo 450 pontos no exame, não zerar a redação e preencher um dentre diversos requisitos, como ter feito o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada, entre outros.

Há também requisitos específicos destinados a cada tipo de bolsa. Os candidatos que desejam ganhar uma bolsa integral precisam comprovar uma renda de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para ganhar a bolsa parcial, o candidato precisa comprovar renda de até três salários mínimos por pessoa.

Como Efetuar a Inscrição?

A inscrição no Prouni é feita pela internet e o candidato precisa do número de inscrição e senha do ENEM. Sem essas informações é impossível se inscrever! Quem não se lembrar pode recuperar os dados na própria página do programa.

ProUni

ProUni (Imagem: Divulgação)

O candidato pode escolher o curso procurando pela instituição, pelo nome do mesmo ou pelo município. Após fazer a escolha, é possível definir a modalidade e confirmar a inscrição. Depois é possível efetuar a inscrição para a sua segunda opção de curso. A partir do segundo dia de inscrição as notas de corte começam a ser liberadas, todos os dias, a partir das 9 horas da manhã.

Como Funcionam as Notas de Corte?

As notas de corte representam a menor nota que o candidato pode tirar para ainda conseguir ser selecionado para o curso desejado.

Ela é atualizada todos os dias com base nas notas dos candidatos inscritos para o curso e com o número de vagas disponível. É importante lembrar que ela não é totalmente confiável, pois pode sofrer alterações e é útil para servir apenas como uma “base”.

Confira o Calendário do PROUNI

O calendário do PROUNI pode ser conferido apenas no site do programa, alguns dias antes das inscrições serem abertas em janeiro. O site fornece o período das inscrições, a data para a divulgação dos resultados, o período das matriculas e todas as datas referentes a edição. Também é possível encontrar um passo a passo para ajudar no cadastro.

Recomendados para você: