Bolsas do Prouni 2017 - Veja como conseguir!
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Bolsas do Prouni 2017 – Veja como conseguir!

O Programa Universidade para Todos é uma oportunidade para quem deseja ingressar em um curso privado e não possui condições de pagar.

O programa utiliza como critério de seleção a nota do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio e, por isso, é necessário muito estudo. Milhares de pessoas tentam anualmente ganhar uma bolsa através do PROUNI, a concorrência é grande e dependendo do curso desejado, as vagas são poucas.

Quem pode participar do PROUNI

Para poder se inscrever no Prouni o candidato precisa ter concluído o ensino médio e realizado a última edição do Enem. Quem deseja se inscrever em 2017 precisa fazer o Enem deste ano. Além disso, o candidato não pode tirar uma nota menor que 450 pontos ou zerar a redação.

Inscrição-Prouni-2016-Datas

Prouni. Imagem:divulgação

Outros critérios também são exigidos na hora da inscrição, como ter concluído o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada com bolsa integral, e ter algum tipo de deficiência. Todos os critérios podem ser conferidos na página do programa.

Acesse e saiba mais informações: Prouni

Inscrições e Vagas do PROUNI 2017

Todos os anos muitas vagas são ofertadas e não há como saber a quantidade que estará disponível em 2017, isso é divulgado apenas pelas universidades.

prouni

A única certeza é que muitas oportunidades estarão disponíveis. As inscrições são feitas apenas pela internet, na página oficial do programa, durante quatro dias.

Enquanto as inscrições estão abertas é possível alterar as opções de curso (o candidato pode selecionar até dois, em ordem de preferência) e ver as notas de corte. Para conseguir se inscrever é preciso informar o número de inscrição e senha usadas no Enem.

prouni

Prouni 2017. Imagem:divulgação

O candidato poderá procurar pelo nome do curso, pelo seu município ou ainda pelo nome da instituição. Após selecionar o curso desejado, é possível escolher a modalidade e concluir a inscrição. Logo depois é possível se inscrever para a segunda opção de curso da mesma maneira.

São divulgadas duas chamadas; se o candidato for selecionado para a sua primeira opção de curso e realizar a matrícula, não poderá concorrer a sua segunda opção de curso.

Instituições parceiras do Prouni

É difícil contar quantas universidades são parceiras do PROUNI. Instituições privadas, instituições federais, escolas do sistema S de ensino, escolas de ensino tecnológico e muitas outras ofertam suas vagas através do programa.

O PROUNI é a grande chance de muitos jovens que não podem pagar um curso caro. Para ampliar ainda mais as oportunidades, quase todas as instituições privadas brasileiras ofertam vagas.

prouni

Prouni. Imagem:divulgação

Para descobrir se a universidade desejada possibilita a entrada pelo Prouni, você pode acessar o site da mesma e buscar por essa informação. Outra maneira é esperar as inscrições abrirem para procurar pelo curso desejado e efetuar o cadastro.

Notas de Corte prouni

As notas de corte do PROUNI são divulgadas em todos os dias das inscrições, às 9 horas da manhã, pelo horário de Brasília. Essas notas servem para o candidato ter uma noção se possui chances reais de entrar para o curso selecionado. Entretanto, o candidato não deve levar a nota de corte completamente a sério, pois ela muda constantemente.

pruni-nota-de-corte

Prouni nota de corte. Imagem:divulgação

A nota de corte é calculada com base nas notas dos candidatos inscritos no mesmo curso e no número de vagas ofertadas.

Ela é a menor nota que o candidato pode tirar para conseguir ser selecionado por uma das chamadas. Após ver a nota de corte o candidato pode alterar a sua opção de curso, mas deve se lembrar que o sistema irá registrar a última alteração feita.

Acesse e saiba mais informações: Prouni 2017 – Vagas e Inscrições

Bolsas do PROUNI

Além de preencher os requisitos citados anteriormente, os candidatos do PROUNI precisam preencher um requisito a mais, de acordo com o tipo de bolsa que desejam adquirir. O programa oferta apenas dois tipos de bolsas: as integrais e as parciais.

bolsas-prouni-2016

Bolsas do Prouni. Imagem:divulgação

Para conseguir uma bolsa integral o candidato precisa comprovar uma renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para conseguir uma bolsa parcial, ou seja, de 50% de desconto, o candidato precisa comprovar uma renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

A comprovação dessa informação pode ser dada através de documentos e dados sobre sua família, empregos, salários. Se você quer uma oportunidade se inscreva no Prouni.

Recomendados para você: